quarta-feira, novembro 24, 2010

Tapar o Sol com a peneira

S.Vicente, na semana passada, sofreu mais uma ofensiva do PAICV e do Governo para tentar esconder o óbvio: os dez anos de governo foram maus para a ilha. Desembarcados de fresco, os governantes e parlamentares apressaram-se a proclamar que o sentimento das pessoas resulta de um “défice de informação” de quem “ não consegue ver os resultados ou não tem todas as informações acerca do trabalho feito e das perspectivas”. A realidade porém é que a população tem todas as informações que precisa: sente na pele o desemprego que não parou de crescer durante toda a década, vê a pobreza a espalhar-se por todos os cantos da ilha e receia o desalento que ameaça sugar a energia de todos. O grito de grupos como o Cordá Monte Cara é um grito informado para acção, para reverter o caminho desolador que a ilha percorre nestes tempos. Mas, como qualquer posição crítica em Cabo Verde, foi recebida com hostilidade pelo governo e pelo partido que o suporta. O líder parlamentar do PAICV sentenciou logo que “há outros objectivos por detrás da passeata” que o grupo cívico tenciona realizar no próximo dia 3 de Dezembro. Sendo o grupo reconhecidamente da sociedade civil, o que o Deputado insinua é que de facto tem motivação política e está connectada com a oposição. A ofensiva continuou com cerimónias de entregas de títulos de terras directamente das mãos do Primeiro-Ministro e actos de gestão de expectativas das pessoas. Requentaram promessas de outras campanhas eleitorais como “porto de águas profundas” e serviram-nas com as novas roupagens a que chamam “clusters”. È o PAICV no seu maior: fazer das pessoas recipientes da sua generosidade e gratas por dádivas recebidas, ao mesmo tempo que lhes nega condições para prosperarem com o seu trabalho, na liberdade e com dignidade.

1 comentário:

Anónimo disse...

Um desses dias, vão nos acusar (CMC) de que somos trotskystas e que queremos pôr bombas na Shell, Enacol e sei lá mais onde, de estarmos a minar a estrada Calhau/Baia e de estarmo a preparar um ataque terrorista a moda de Al Qaeda ao aeroporto de São Pedro.
Sim, senhor primeiro ministro! Somos um "grupinho que não têm pés pra andar" como disseste na reunião do teu partido cá em São Vicente, então porque dispensas tanta atenção para connosco??? Porque é que no programa da TCV, o governo declinou o convite da Rossana Almeida para que pudesseis nos pisotear e gozar com o CMC, mostrando assim os reais objectivos esconddios a trás de CMC? Vcs já estão é acabados e caducos, com politicas mortas que só enterraram este país e São Vicente na lama. A nossa luta é por um "Soncente amdjor", por mais justiça, mais segurança, mais trabalho, mais e mais e mais. Esses são os objectivos escuros que o teu Zé Barbinha disse que o movimento esconde! E acredite que nós não somos ne A, B ou C, somossim do partido SÃO VICENTE.