Várias acções do Governo nos últimos tempos,
designadamente a publicação da carta de política de Mobilidade Eléctrica
no BO, os benefícios inscritos no Orçamento de 2019 para facilitar
financiamentos no sector das renováveis, a introdução de lâmpadas LED na
iluminação pública e a utilização do Fuel 380 na produção de energia na
Praia têm demonstrado uma atenção crescente sobre a questão energética
no país.
Não é simples coincidência que
também em todo o mundo se fala com preocupação das alterações
climáticas, da descarbonização da economia, de se apostar nas energias
renováveis e da necessidade de mais eficiência energética. Está-se a ir
com o que o resto do globo, em particular depois dos Acordos de Paris,
de 2015, onde houve um comprometimento quase unânime de se tomar medidas
de contenção das alterações climáticas. A questão que se coloca é como o
país está a encarar a sua posição nesta matéria: se é para fazer como
no passado e simplesmente aproveitar-se dos projectos e dos recursos
disponibilizados sem preocupação real com os resultados e com a
sustentabilidade dos mesmos. Ou se vê o momento como oportunidade para
uma viragem séria numa questão fundamental como é a energia, a sua
disponibilidade e qualidade, o seu custo para as famílias e para as
empresas e o impacto que a reestruturação do sector poderá ter directa e
indirectamente na criação de novos empregos.
De facto, não é
novidade ver o governo abraçar projectos dirigidos para o aproveitamento
de energias renováveis, para poupança de energia ou para formação de
pessoas no sector. O problema é se os objectivos proclamados são
atingidos e se o potencial que o investimento supostamente cria é
desenvolvido e consegue produzir frutos permanentes. É sabido de há
muito que, neste como em outros sectores, Cabo Verde é em boa medida um
cemitério de projectos. Percorrendo as ilhas encontra-se por todo o lado
maquinarias, oficinas, laboratórios, instalações vazias e equipamentos
diversos adquiridos no âmbito de projectos, mas que findo os mesmos
ficaram subaproveitados ou simplesmente passaram a acumular poeira. O
desperdício não fica por aí. Também se verifica nas formações feitas com
a agravante de se tratar de pessoas que já tinham legitimamente criado
expectativas.
Compreende-se que tenha sido assim ao longo dos
tempos. A lógica de reciclagem de ajuda externa leva a estas situações.
Quem a gere fixa-se nos meios e tende a dar como cumpridos os objectivos
se os meios forem propiciados. É evidente que daí resultam frustrações
sucessivas das pessoas beneficiárias e baixo retorno dos investimentos
realizados. O problema são os países que se deixam apanhar nessa lógica e
em geral dão a aparência de conviver muito bem com esse modelo. Também
há quem beneficie e muito com isso. Invariavelmente cria-se uma elite
abastada à volta do Estado enquanto um desemprego “estrutural”
teimosamente perdura, mantendo vulneráveis segmentos da população,
curiosamente a população alvo dos projectos.
Uma outra
consequência indesejável de se deixar projectos de doadores ou de
parceiros passar por políticas públicas são os custos elevados que todos
acabam por arcar directamente nos preços de bens e serviços fornecidos
ou indirectamente através de impostos que depois os vão subsidiar. A
energia e a água, por exemplo, são demasiado caras em Cabo Verde. O
custo destes factores além de constituírem um peso nos rendimentos das
pessoas são um ainda maior obstáculo ao desenvolvimento de negócios e
contribuem para manter baixa a competitividade dos bens e serviços
cabo-verdianos. Opções em grande parte motivadas por questões
ideológicas impediram que uma gestão racional do sector fosse feita e
investimentos essenciais tivessem acontecido nos momentos certos. O
improviso, a incerteza e a imposição de soluções desadequadas
contribuíram para que o país hoje tenha dos custos mais elevados de
energia e água. Entrementes, esses dois bens essenciais por pressão de
doadores passaram a ser fornecidos por empresas separadas mas não é
líquido que globalmente se vá beneficiar com isso. Conseguem-se
financiamentos para as renováveis, mas ainda não se sentem os efeitos no
custo da energia. Por outro lado, as mesmas renováveis abrem a
possibilidade de descentralização da produção de energia e mesmo de
água, mas aparentemente ignora-se isso. Não se concilia o facto com a
opção pelas “centrais únicas” que realmente têm ganhos de escala na
produção, mas apresentam custos quase proibitivos no transporte e na
distribuição num território com a orografia e a dispersão da população
existente nas ilhas.
Agora envereda-se pelos carros eléctricos.
Até já se definiram benefícios fiscais para quem os compra e já há
postos de recarga disponíveis. Mas para além do óbvio que é o acesso
imediato aos muitos fundos de apoio internacional que vão surgindo em
nome das alterações climáticas não é claro o que realmente se pretende e
porque é prioritário. Compreende-se que países com indústria automóvel e
capacidade de inovação na produção de baterias, aerogeradores, painéis
solares e inteligência artificial se tenham apressado a definir etapas
para melhor se posicionarem no desenvolvimento de tecnologias do futuro e
dominarem os mercados nacionais e globais. Não é porém o caso de Cabo
Verde onde nem a poluição é pretexto para se apressar uma transição para
veículos limpos ou onde a perspectiva de vender “créditos de carbono”
pode revelar-se interessante. Até acção em contrário os carros deverão
ser movidos pela electricidade produzida por combustíveis fósseis. Para
que não se continue a agir simplesmente por impulsos de doadores
impõe-se que o país tenha a sua política própria e saiba negociar com os
parceiros e conciliar interesses nacionais com eventuais interesses que
manifestem.
É evidente que Cabo Verde tem as melhores condições
para exploração de energias renováveis como a solar e a eólica. Seria de
maior importância que o país definisse políticas claras de expansão do
aproveitamento dessas fontes de energia pelas famílias, empresas e
instituições no quadro de um esforço global de abaixamento dos custos de
energia e água. A pequenez do país, a fragmentação em ilhas e a
dispersão da população deviam ser incentivos poderosos para se encontrar
formas inovadoras de fazer chegar a todos energia barata. Também a
busca incessante para encontrar empregos de qualidade e sustentáveis
para os jovens e para a população em geral devia ser o maior incentivo
para se fazer promover a expansão das renováveis. Neste domínio,
paradigmático é o exemplo da Califórnia e também de outros países que
pela via legislativa e regulamentar criaram mercados para as renováveis
que depois se traduziram em empregos designadamente na instalação e
manutenção de equipamentos, em assessoria em matéria de eficiência
energética e em poupanças significativas para todos. No caso de Cabo
Verde elas poderiam incluir os consumidores com contas menos pesadas, a
Electra com menos pressa em fazer novos investimentos e o país com menos
importação de combustíveis fósseis. Desenvolver políticas estratégicas é
essencial para, a prazo, se baixar os custos, conseguir retorno
adequado dos investimentos, criar empregos e almejar melhor qualidade de
vida.
Humberto Cardoso
Texto originalmente publicado na edição impressa do expresso das ilhas nº 897 de 6 de Fevereiro de 2019.
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