quarta-feira, setembro 11, 2013
Ensino de qualidade é crucial para a competitividade
Cinco anos após o início da crise internacional em 2008 não é claro que Cabo Verde tenha retirado as devidas ilações do que até ao longo do quinquénio se vem manifestando como crise financeira, crise da dívida soberana, crise económica e crise social. A convivência diária via jornais, rádio e televisão com os efeitos das crises sucessivas na vida de milhões de pessoas em todos os continentes parece não ter trazido qualquer nova urgência aos caboverdianos para mudarem de atitude em relação ao país e ao mundo. Só há menos de um ano é que o governo veio a confessar que o país estaria a ser atingido pelos efeitos da crise. Tudo indica que o reconhecimento do facto deveu-se à quebra brusca dos donativos, o escassear de empréstimos concessionais e a diminuição das remessas de migrantes.
O relatório de competitividade global para 2013-14 publicado pelo Fórum Económico Mundial deixou claro que não houve qualquer progresso em relação aos anos anteriores. Cabo Verde manteve a posição nº122 em 148 países que tivera no ano passado entre 144 países. Nos domínios de eficiênciae de inovação que deviam ser os motores para uma melhor “performance” da economia não houve evolução. Nos requisitos básicos verificou-se a deterioração do ambiente institucional e de indicadores macroeconómicos designadamente o défice orçamental e a dívida pública. A postura do governo em proclamar “blindado” o país e em ganhar tempo com o uso de linhas de crédito em obras de grande visibilidade, na perspectiva de eventual regresso à “normalidade” anterior das bonanças da ajuda internacional, não foi propícia a alterações de rumo. Os objectivos, métodos e abordagens continuaram os mesmos. Não se deixou que uma outra mensagem fosse captada pela sociedade. A crise como oportunidade de se renovar, de ganhar outro lento e de experimentar outras estratégias foi perdida.
O desempenho muito baixo de Cabo Verde na competitividade global faz-se sentir com particular gravidade na qualidade dos recursos humanos. Tirando as dificuldades no acesso ao crédito, a elevada tributação e a burocracia estatal ineficiente, o factor que mais negativamente afecta o ambiente de negócios é a inadequação da educação e formação da mão-de-obra nacional. Para um país sem recursos naturais apreciáveis, isso é particularmente grave. Países insulares e pequenas economias que se tornaram prósperos fizeram a aposta crucial no domínio de educação e da formação. No ranking de excelência mundial esforçaram-se por se situar entre os primeiros.
Os governantes caboverdianos aparentemente ficam pela auto-satisfação trazida pelos números conseguidos de alfabetizados ou de crianças e jovens a frequentar escolas e liceus. Sentem-se compensados com o brilharete que tais números, fazem comparações com certos países da África subsaariana. Agora até podem juntar a isso a dezena de universidades criadas em tempo recorde e o crescimento exponencial de estudantes no ensino superior. A realidade porém é que, como revela o relatório de competitividade, não se vê como esse esforço do Estado, das famílias e dos indivíduos pode estar a colocar o país no caminho do progresso.
Sem competitividade dificilmente se consegue atrair investimento directo externo e fazer face à crescente retracção de fluxos externos. Sem bases sólidas no ensino com enfase em competências linguísticas múltiplas e solidez de conhecimentos em ciências e matemática não há como absorver tecnologia e novos processos de produção essenciais para o aumento da produtividade. Sem um ensino de qualidade que dá bases para uma cultura ampla e universal ao mesmo tempo que incentiva o espírito inquisitivo e crítico não se pode esperar o desenvolvimento de capacidade de inovação.
Cabo Verde está com atraso de décadas quanto à educação e formação que a sua população já devia contar. Não devia ter sacrificado a qualidade no processo de democratização do ensino. É um sacrifício que que se paga com juros elevados, porque quando a expectativa de resultados medíocres ou mesmo medianos se instala, fica difícil reverter para uma cultura de excelência. Mas há que o fazer.
Nas vésperas do início de um novo ano lectivo há que compreender que o mundo não espera por nós. Em cinco anos de crise verificaram-se mudanças profundas na economia mundial. Muitas portas se fecharam mas outras novas se abriram. A urgência no agir, agora, é cada vez maior. O futuro do país e das novas gerações depende do nível tecnológico e de conhecimento que se puder incorporar e operacionalizar no aproveitamento das novas oportunidades.
Editorial do jornal Expresso das Ilhas de 11de Setembro de 2013
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