segunda-feira, novembro 01, 2010

Não à intolerância

"Posso discordar do que dizes, mas defenderei até a morte o teu direito de dizê-lo". Esta frase de Voltaire cristaliza a essência da mãe das liberdades: a liberdade de expressão e de informação. Expressa há mais de trezentos por este filósofo francês, continua sempre actual. Há que a repetir vezes sem conta para conter tentações de poder absoluto e para relembrar a todos o quanto é que custou a conquista da liberdade.

Mesmo nas democracias, esse direito fundamental não está salvo de atropelos. Todos os que detêm o poder estão sujeitos, num momento ou outro, a cair na tentação de o limitar. Em presença de pretensões hegemónicas por parte de grupos políticos ou de outra natureza a pressão para calar o adversário, o descrente ou simplesmente o homem comum pode atingir níveis perigosos de intolerância. Compreendendo o perigo que isso representa, Thomas Jefferson,um dos pais fundadores do constitucionalismo americano, disse: "Se tivesse que decidir se devemos ter governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último".

Na semana passada o PAICV, em conferência de imprensa, lançou um dos ataques abertos que rotineiramente presenteia este semanário. As razões invocadas foram duas peças de opinião devidamente assinadas e localizadas nas secções opinativas do jornal. A substância da acusação é que o jornal é pertença e instrumento do maior partido da oposição.

A investida do partido que suporta o Governo deixa transparecer dificuldades em aceitar a expressão livre do pensamento dos cidadãos e intolerância face ao pluralismo da imprensa. O ataque violento e directo a um jornal citado pelo seu nome tem um elemento intimidatório inadmissível. Vindo de quem, directamente e através dos seus dirigentes e entidades próximas, criou ou patrocinou mais de dois terços dos jornais publicados em Cabo Verde nos 35 anos de independência manifesta um nível de intolerância sem paralelo.

Curiosamente as acusações vieram no dia após os Repórteres Sem Fronteiraterem colocado Cabo Verde a par com o Mali e o Ghana no 26º lugar do Índice de Liberdade de Imprensa, um lugar muito à frente de Portugal, Espanha, Itália e muitos outros países. Facto que não só encheu de regozijo o Governo como, parece, fez reviver os seus sonhos de eliminar o Expresso das Ilhas. E com a sua supressão, diminuir o pluralismo que os cabo-verdianos já vêem em perigo de ser levado na avalanche de propaganda, que varre a rádio e a televisão, e no culto da paranóia na política dos que andam na caça de sabotadores na Electra e no aparelho do Estado.

Mas o Expresso da Ilhas vai continuar a servir os cabo-verdianos e a democracia. Todas as semanas com a sua presença nas bancas irá renovar o seu contributo modesto para que a liberdade de expressão e o direito de informar, de ser informado e de acesso à informação esteja assegurado para todos os cabo-verdianos.

Editorial do Jornal Expresso das Ilhas de 27 de Outubro de 2010.

* O cartoon é do Moisés. Foi um dos alvos citados pelo PAICV na conferência de imprensa.


Sem comentários: